Rua Plácido de Castro, 348 – Sala 2 - Vila Invernada/SP

Leonardo Da Vinci é o talento de hoje na série Grandes Talentos.

Sabemos que Leonardo é considerado por muitos um gênio, um ser humano completo. Muito além de arquiteto foi também pintor, escultor, matemático, engenheiro, botânico, isso além outras aptidões que possuía. Por isso é considerado um dos maiores polímatas (pessoa cujo conhecimento não se restringe apenas a uma área) da história.

Retrato de Leonardo da Vinci
Leonardo Da Vinci – Créditos: MIS

 

infância de Leonardo da Vinci

Nascido em Anchiano, um vilarejo na comuna italiana de Vinci, no dia 15 de abril de 1452, Leonardo na realidade não possuía sobrenome. Seu nome, Leonardo di Ser Piero da Vinci, na realidade apenas nos diz de quem ele era filho e onde: Leonardo filho de Messer Piero de Vinci.

Em 1466, com 16 anos Leonardo da Vinci mudou-se para Florença com sua família e se tornou aprendiz do pintor e escultor Andrea del Verrochio. Lá modelou diversas imagens em terracota e trabalhou para pessoas importantes como Lourenço de Medici.

Primeiros Trabalhos

Ainda com 19 anos foi encarregado de colocar uma esfera de bronze na cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore,criada por Brunellescchi, figura responsável por revolucionar os princípios básicos da arquitetura da época. E assim Leonardo inicia seu interesse pela arquitetura também além de pinturas e esculturas.

Sua primeira obra individual é datada de 1480, quando pintou a tela Virgem do Cravo.

Entre os anos de 1482 e 1499, residiu em Milão. Tendo como patrono Ludovico Sforza, o duque de Milão, para quem fez a obra A Santa Ceia, além de executar serviços como arquiteto e engenheiro.

Sua obra mais reverenciada, a Mona Lisa, data de 1503. A partir deste ano até 1516 viveu no Vaticano, onde realizou, a pedido do Papa Leão X estudos ópticos.

Na época da ocupação da Itália pela França, projetou uma residência para o governador Carlos d’Amboise. O que acabou lhe rendendo um convite do rei Francisco I para residir na França, onde realizou diversos trabalhos para a corte.

Leonardo da Vinci faleceu em 02 de maio de 1519 na França e foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentim, em Amboise.

Mesmo sendo considerado a frente de seu tempo na época, Da Vinci necessitava garantir seu estilo de vida e seu sustento, por isso elaborou um curriculum para oferecer seus serviços.

Item da Exposição 500 anos de um gênio - Leonardo da Vinci, onde foram copiadas as informações referente ao curriculum enviado deLeonardo para Sforza.
Curriculum Leonardo Da Vinci _ Exposição MIS Experience

Projetos

Foi aos 19 anos que sua face de engenheiro e arquiteto se revelou, ao erguer uma peça decorativa de 2 m de diâmetro a mais de 100 m do chão com enorme precisão. Para elevar o objeto desenvolveu um sistema de gruas e conseguiu realizar com êxito o trabalho.

 

Peça em madeira representando o projeto de guindaste elaborado por Leonardo Da Vinci. Item feito para a exposição 500 anos de um gênio.
Guindaste – Exposição MIS Experience

 

Ao longo de sua carreira fez esboços de importantes edifícios como: Um palácio em Milão, a casa de campo do governador francês e o projeto da residência Medici em Florença. Além disso, chegou a enviar proposta para a construção da cúpula da catedral de Milão, que acabou sendo rejeitada.

Além dos projetos Leonardo da Vinci prestou serviços como consultor de arquitetura à César Bórgia, estudou os sistemas defensivos de Veneza quando esta foi ameaçada pelos turcos e desenvolveu uma série de “máquinas” para a guerra.

Foi também o inventor de inúmeras coisas, por exemplo:  que podemos chamar de a 1° bomba hidráulica, a ponte parabólica, a escada para assalto (que é um projeto primitivo do tipo de escadas utilizadas hoje pelos Bombeiros), a boia salva-vidas, a roupa de mergulho e de “máquinas para voar” entre outras tantas coisas.

A Cidade Ideal

E seu mais audacioso projeto foi um cidade com estrutura baseada na produção de energia hidráulica, complexos sistemas de esgotos e outros avançados conceitos urbanismo. O projeto deveria ter sido construído onde hoje fica Romorantin-Lanthenay, na França, e foi encomendado pelo rei Francisco I.

Esboço de rede de esgotos na Cidade Ideal de Da Vinci
Esboço de rede de esgotos na Cidade Ideal de Da Vinci

 

Para que possam ter uma ideia abaixo temos uma imagem modelada em 3D no Sketchup:

Modelagem da Cidade Ideal no Sketchp
Projeto de Cidade Ideal de Da Vinci modelado no Sktechup.

 

A peste bubônica de 1484 espalhou-se rapidamente pelas ruas antigas, estreitas, escuras e lotadas de muitas cidades italianas. Ao término da epidemia, muitos arquitetos buscaram maneiras de melhorar as cidades para que elas fossem mais saudáveis e menos lotadas de pessoas.
Leonardo criou projetos de cidades multiníveis, com casas um nível acima das estradas, as quais, que por sua vez estariam um nível acima da água. Leonardo projetou ruas largas que se cruzavam em um ângulo reto, casas de vários andares e canais navegáveis que ligavam a cidade ao mar.

A obra no entanto não pode ser realizado, pois além das mortes a peste também causou um grande problema financeiro em seu período posterior.

Leonardo_Da_Vinci_Cidade_Ideal_Exposição_MIS_IdecConceito
Cidade Ideal de Leonardo da Vinci – Item da exposição 500 Anos de um Gênio – MIS Experience.

 

Cidade Ideal de Leonardo da Vinci – Vista Lateral – Item da exposição 500 Anos de um Gênio – MIS Experience.
Esboço de Templo Central em Cidade Ideal de Leonardo da Vinci
Esboço do Templo que seria alocado no centro da cidade.

 

Séc XXI – Ponte Inspirada em Esboço de DA Vinci

Já no século XXI, a Noruega construiu uma ponte inspirada em um esboços de Da Vinci. O arquiteto norueguês Vebjørn Sand achou o modelo em uma exposição do artista renascentista. E decidiu construí-lo usando madeira e aço.

A ponte foi concluída em 2001, perto da cidade de Ås, na Noruega, a mais de 3 mil quilômetros do ponto onde seria erguida originalmente.

O esboço de Leonardo foi feito a pedido do Sultão Bajazet II de Constantinopla (Istanbul), onde conclui que o arco angular clássico poderia ser esticado estreitas e substancialmente alargado, sem perder a integridade usando um pé queimado, ou cais, e o terreno para ancorar cada extremidade do vão. A ponte deveria ter 72 pés de largura (24 metros), 1.080 metros de comprimento total (360 metros) e 120 pés (40 metros) acima do nível do mar no ponto mais alto do vão.

Esboço para construção de ponte de Da Vinci.

Esboço de Leonardo da Vinci – Construção de Ponte

 

Ponte Golden Horn – Credito: Hapiness

 

Ponte Golden Horn – Credito: Hapiness

Exposição 500 Anos de um GÊNIO – LEONARDO DA VINCI

Se quiser conhecer mais da vida, obra e detalhes exclusivos da Monalisa, recomendamos que visite a exposição no MIS, caso você seja de São Paulo.

A exposição segundo material do próprio MIS: “combina peças detalhadas, construídas pelos melhores artesãos italianos, e reprodução de alta qualidade de famosas pinturas de Leonardo com interatividade, atingindo um perfeito equilíbrio entre educação e entretenimento”.

A mostra está em cartaz no MIS Experience. Que é um novo espaço do MIS e possui foco em exposições imersivas, com direito a experiência multisensorial, aliada a conteúdo multimídia e narrativa em áudio. O espaço possui WI-FI gratuito para que você possa baixar o aplicativo MIS Audioguia.

E se solicitado também disponibilizam cadernos informativos em braile e visitada guiada por interprete em Libras.

Estivemos presentes na exposição e saímos encantados. Não só com os feitos de Leonardo da Vinci, como com a excelente execução deste projeto pelo MIS, que é perceptível antes mesmo de chegarmos ao local. Pois são disponibilizados ônibus gratuitos do Terminal Turístico da Barra Funda até o MIS Experience. Veja abaixo um pouquinho de tudo isto.

A exposição fica em cartaz até 01/03/2020.

Scala_d_Assalto_Leonardo_Da_Vinci_MIS_IdecConceito2
Projeto de Escada de Assalto. Atualmente os Bombeiros utilizam uma adaptação. Exposição MIS Experience.

 

Escafandro – Roupa de Mergulha – Leonardo Da Vinci

 

Ponte_Salvatico
Ponte Salvatico – Exposição MIS. Quanto maior o peso acima, mais perfeitamente as peças se encaixam. (Vista Lateral)

 

Ponte Salvatico – Exposição MIS. Quanto maior o peso acima, mais perfeitamente as peças se encaixam.

 

Máquinas Voadoras – Leonardo Da Vinci.

 

Esboço de uma das máquinas voadoras de Da Vinci

 

Parafuso de Arquimedes, Leonardo da Vinci. Exposição MIS.

 

Exposição Imersiva 500 Anos de um Genio-Leonardo da Vinci. MIS Experience.

 

Carro de Guerra – Leonardo Da Vinci. MIS Experience.

 

Boia Salva Vidas – Leonardo da Vinci. MIS Experience.

 

Homem Vituriano -Leonardo da Vinci.

 

 

Leonardo da Vinci

Deixe um comentário

WhatsApp Fale pelo WhatsApp